Descubra nossos encantos

Avatar magno

Publicado em: 29/01/2019

Localizada a cerca de 130km da capital, Casimiro de Abreu foi abençoada pela natureza que preserva até hoje.

Clique na imagem e confira o vídeo que mostra alguns dos atrativos do município.

Praticamente todo o município está inserido em unidades de conservação, sendo 35% de seu território cobertos pela densa Mata Atlântica, onde vive o mico-leão-dourado, espécie endêmica da região.

Além de uma beleza natural exuberante, a cidade possui uma importância histórica e cultural e preserva a casa que pertenceu à família do principal poeta romancista do século XIX, Casimiro de Abreu.

Clique na imagem e confira o vídeo com atrações de Barra de São João, onde fica o Museu.

É possível chegar a Casimiro de Abreu por dois caminhos:

A rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) leva a Barra de São João, distrito turístico litorâneo do município. O visitante é recebido pela bela imagem da Igreja de São João Batista, erguida em 1619, pela ponte caída que adorna a foz do rio São João.

Atrás da capela, encontra-se a sepultura onde o poeta Casimiro de Abreu foi enterrado.

O distrito abriga a casa onde ele nasceu e passou a maior parte de sua infância. O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), virou museu e abriga objetos, fotografias, cartas e livros do poeta.

Barra de São João também preserva casarios da época colonial que se concentram na Beira-Rio, compondo um cenário bucólico e encantador.

De um lado o rio São João preservado, com água ideal para a prática de atividades esportivas e de lazer. Do outro lado, o Oceano Atlântico formando um belo Praião. O vento forte é característica marcante da praia de água clara e agitada, mas deliciosa para o banho.

Pela BR-101, o visitante chega à sede do município. As palmeiras nas margens da rodovia anunciam a chegada. É lá que estão os poderes Legislativo, Executivo e o Judiciário. Acolhedora e simpática, a sede da cidade concentra a maior parte da população e a Estação Casa Casimiro de Abreu que no passado, funcionando como estação ferroviária, foi responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade, por onde chegavam e saíam tudo o que era comercializado. Atualmente, a Estação se transformou em um belo espaço cultural e um dos pontos turísticos da cidade.

Casimiro de Abreu ainda abriga uma região serrana impressionante. O acesso se dá pela rodovia Serramar (RJ-142), que vai até o município de Nova Friburgo. O rio Macaé margeia a estrada e proporciona cenários encantadores em meio à Mata Atlântica. Esta região é rica em cachoeiras, trilhas ecológicas e pontos irresistíveis para a prática do rafting.

Clique na imagem e confira o vídeo que faz um tour pelas atrações do município.

O município é considerado um “produtor de águas” devido ao grande número de nascentes e águas com potencial mineral.