Barra comemora 400 anos com arte, cultura e muitos talentos!

Publicado em: 08/11/2019

Resgatar a história dos 400 anos de Barra de São João, além de apresentar os grandes artistas da nossa terra! O evento Barra 400 anos foi um grande show de arte, cultura e talento na Beira-Rio!

O sábado começou com o passeio histórico e cultural. Guiados pela jornalista Erika Enne e Ivo dos Santos, moradores e turistas descobriram fatos e curiosidades que marcaram esses quarto século de Barra de São João.

Os alunos de teatro da Fundação Cultural encantaram com as esquetes apresentadas ao longo do passeio. As encenações falaram sobre pertencimento e o conflito pela terra entre os personagens que marcaram esses quatro séculos, como o índio, o explorador europeu, o padre, o escravo e o turista.

O grupo Resistência abriu as atividades na Praça do Canhão, trazendo a cultura afro-brasileira com com uma linda roda de capoeira, tendo o Morro São João como cenário de fundo!

O cantor e compositor Marcos Dutch trouxe muito carisma e simpatia para o público curtir a apresentação de voz e violão às margens do Rio São João.

Em seguida, os alunos da Escola Estadual de Barra de São João (Lelé) surpreenderam!

Sob o comando do professor Marcelo Ambrósio, foi um verdadeiro show de talentos! Logo subiu no palco outra linda voz de Tamires Menegussi, acompanhada de Jonathan Fraga no cajon.

A orquestra formada por alunos e professores da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza foi mais uma grande apresentação de talentos da nossa cidade! Eles encararam o público com trilhas sonoras de sucesso!

Fechando a programação musical com chave de ouro, o cantor e compositor de Barra de São João Rodolpho Mendes animou a galera com seu repertório maravilhoso que harmoniza com o clima da nossa Beira-Rio.

Tivemos ainda as intervenções poéticas de Rafael Carvalho e a participação do morador Almir, poeta e apaixonado por Barra de São João, que proporcionou um momento mágico ao declamar poesias de sua autoria e também do poeta Casimiro de Abreu.

O público ainda pôde conhecer o trabalho de grandes artistas da nossa cidade. A fotógrafa Juliana Ávila apresentou a exposição Barra em preto e branco. Os artistas plásticos Roger Vianna e Clivaneide Kilson fizeram suas artes ao vivo, além do ceramista Rodrigo Oliveira!

A Exposição Brasil Reciclado é do artista Júnior Cruz, que com muita criatividade produz mapas do Brasil com diversos materiais que ele recolhe nas praias e rios da cidade, como pregos, lixo eletrônico, tampas de garrafas pet, madeiras de demolição, sucatas, cacos de cerâmica, plástico, entre outros. As artesãs também estiveram presentes com suas lidas peças preparadas com muito carinho.

A cachaça Badigo marcou presença com a homenagem aos 400 anos de Barra em seu rótulo, além da cerveja artesanal Barril Cheio!

O evento Barra 400 anos evento marcou a culminância do projeto Caminhos da História, desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Comunicação Social e Turismo e Eventos, que vem ao longo do ano trabalhando os 400 anos de Barra de São João com estudantes e moradores do distrito.