Projeto leva história dos 400 anos de Barra de São João para estudantes

Publicado em: 21/10/2019

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ciep Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos estão percorrendo o Circuito Histórico e Cultural Barra 400 anos e aprendendo sobre Barra de São João, que neste ano completa quatro séculos de fundação. O passeio começa no Museu Casa de Casimiro de Abreu e segue até o Canhão, na Beira-Rio. É nesse trecho que se concentram os casarios do período colonial e árvores centenárias que são testemunhas vivas das transformações que Barra passou durante esses séculos.

Os alunos são guiados pela jornalista Erika Enne e Ivo dos Santos, que vão dando uma verdadeira aula a céu aberto sobre a cidade. Barra de São João é o berço da história do município e de Casimiro de Abreu, que se tornou o principal poeta da segunda geração do romantismo. Já recebemos o imperador Dom Pedro II e o naturalista Charles Darwin. Por aqui também passaram grandes artistas que registraram em suas artes os encantos desse lugar que ainda preserva um ar bucólico e encantador.

A ação faz parte do projeto Caminhos da História, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social em parceira com o Turismo e apoio da Guarda Municipal, com a proposta de resgatar a história de Barra de São João e repassá-la aos estudantes do distrito, despertando o sentimento de pertencimento e carinho pela cidade, além de torná-los multiplicadores desse conhecimento. São quatro séculos de muita história, casos e curiosidades que estão sendo passados para as novas gerações, mantendo viva a memória e a cultura da nossa cidade.